quinta-feira, 5 de março de 2009

100 anos de Patativa !


Hoje dia 5 de março de 2009, completa 100 anos de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, ou o "Patativa do Assaré".

Este verdadeiro poeta popular, que tanto encantou o Ceará, o Brasil e o mundo, levou na poesia a inteligência, simplicidade e humildade nordestina.
Em seus poemas, palavras carregadas de sentido, de um sertanejo que "teimava" em ver o Nordeste que desse certo.

Mostrando em cada verso a força do povo que representava, ele se tornou conhecido pelo seus textos, que passavam a realidade da forma mais apurada possível.

5 comentários:

J. R. disse...

100 anos de Patativa \o/
"...Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá..."
;**

Gisela Melloso disse...

E viva Patativa, meu irmão gosta muito dele, e eu gosto de seus poemas, quem não se lembra:
"Nunca diga nordestino
Que Deus lhe deu um destino
Causador do padecer
Nunca diga que é o pecado
Que lhe deixa fracassado
Sem condições de viver "

Parabéns pelo post, estava com saudades de passar por aqui!!

Forte abraço pra vc

Felipe Melloso disse...

O IRMÃO SOU EU!!!
Acabei de ver o post e acabei de ver o comentário da Gisela - minha irmã!

Eu adoro Patativa... tenho livros e vez ou outra me atrevo a recitar seus versos, fingindo um sotaque nordestino que não tenho.

Po, meu... mas adoro o cara, mina!
risos!!!
Impressionante, como ele conseguiu atingir tantas pessoas, por tanto tempo, sendo unicamente simples!

Aqui na avenida Paulista, na caas das Flores, sua obra está em exposição, pelo seu centenário. Mais apresentações de repente e cordel.

Muito legal você ter a sensibilidade de falar sobre ele em seu blog.

CESAR CRUZ disse...

Que texto gostoso, moça! Parabéns por escrever tão bem com tão pouca idade.
bjão

Gustavo Ruzene disse...

Poeta maravilhoso...
pessoa melhor ainda!

é sempre bom conhecer pessoas que apostem na cultura brasileira.
e temos tantas!
muito bem lembrado!